Ao todo, foram premiadas 143 bandas, oriundas de 20 estados do Brasil, dentre as 550 selecionadas para concorrer ao prêmio.
Para selecionar as bandas classificadas e depois as premiadas, a Funarte usou como critérios de avaliação a qualificação da banda, a viabilidade prática do projeto e a clareza na exposição de suas necessidades.
O projeto enviado pela 25 de Dezembro contou com a assessoria técnica da Charanga Comunicação, assim como aconteceu em 2007, quando a Banda foi contemplada em edital do Bando do Nordeste.
O Projeto Bandas da Funarte integra o Programa Nacional de Bandas de Música, desenvolvido desde 1976, cujo objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade técnica e artística das bandas. Este ano é a primeira vez que o Projeto premia as entidades selecionadas com dinheiro e não diretamente com instrumentos.
Na avaliação do Diretor do Centro de Música da Funarte, Pedro Muller, esta forma é mais eficiente, entre outros fatores, porque dá mais liberdade às instituições de escolherem instrumentos mais adequados à sua realidade.
No caso da 25 de Dezembro, foram escolhidos para listar no orçamento da proposta enviada à Funarte, instrumentos de valor mais alto e com maior necessidade de reposição.
De tal forma, o valor de R$ 20 mil a ser recebido será utilizado na compra de três instrumentos. Só um deles está orçado em cerca de R$ 10 mil, sendo assim compatível à qualidade técnica requerida pelos talentosos e exigentes músicos da 25 de Dezembro.
Bandas contempladas na Bahia:
Projeto 127 – Sociedade Filarmônica 2 de Janeiro – Jacobina
Projeto 571 – Sociedade Filarmônica São Domingos – Saubara
Projeto 227 – Filarmônica 8 de Dezembro – Mata de São João
Projeto 229 – Sociedade Litéro Musical 25 de Dezembro – Irará
Projeto 370 – Sociedade Filarmônica Lira Morense – Morro do Chapéu
Projeto 627 – Sociedade Filarmônica Capitanias dos Ilhéus – Ilhéus
Projeto 714 – Filarmônica 5 de Março – Muritiba
Projeto 129 – Sociedade Filarmônica Euterpe Cruzalmense – Cruz das Almas
Com informações do site da Funarte:
www.funarte.gov.br
Deixe um comentário