Ano: 2011

  • Maria do Banco

    Texto e Fotos de Emerson Nogueira – Mercinho Outro dia surgiu uma informação. Denise disse: “Merço tu sabia que Dona Maria do Banco é tia de Gloria Maria?”. Franzi a testa e disse: “quem?” Respondeu: “Gloria Maria a jornalista da Globo”. Sacudi a cabeça e perguntei: “Quem te falou”. “Foi…

  • Um santo recital para todas as idades

    Texto escrito em Março/2005  Vinhos & Versos é sempre aquela emoção. O de número VI, realizado no último dia 24 de março, não foi diferente. Iniciei o recital com um pequeno texto de autoria própria, no qual tento descrever o ser iraraense. As mesmas palavras apresentaram a exposição da noite:…

  • Em resposta a um comentário no texto anterior

    COMENTÁRIO olá. falar assim é fácil, mas sou músico também e acho injusto essa colocação. cada um tem buscar o seu melhor. pergunto a você se você trabalharia de forma voluntaria sem ganhar nada? porque querer que os músicos não var ganhar a vida em bandas que pagam pelo bom trabalho executado…

  • Na torcida pelo revolucionário “Cara de Gato”

    Há algum tempo tenho uma inquietação com a Filarmônica 25 de Dezembro. De modo algum, querer questionar o talento dos músicos, a função sociocultural da banda para o município, a sua força e tradição ou qualquer outra das suas características, já muito conhecidas de todos nós iraraenses. A problematização é…

  • Três canções para São Paulo

    Há muitas canções que descrevem cidades. Algumas conseguem sintetizá-las em poucos versos. Mostrar contrastes. Evidenciar sentidos e características.  São Paulo, como uma grande cidade, deve ter muitas e muitas homenagens em forma de canções. Lembro sempre de Sampa de Caetano e São São Paulo de Tom Zé.  Vão direto à…

  • Sorte dupla, família de Sorte ou o que?

    Poucos dias depois que postei aqui no blog o achado de um amendoim com cinco caroços recebi uma ligação de meu primo Eri. “Achei também! Tô mandando as fotos pra você ver”. E ele não achou “um só não The Lock”, achou dois!  Os dois “amendoins de cinco” encontrados por…

  • Faculdade de puxa-saquismo

    Maria Eduarda estava pensativa no ponto de ônibus. Lembrou os tempos do colégio. Seu protagonismo, os constantes elogios dos professores e as profecias: “Essa menina tem tudo para ser uma grande profissional”. Presságios confirmados.  Eduarda era muito boa no seu trabalho. Ela sabia disso. Não era falta de modéstia, nem…

  • Falta um Zé do Caroço

    Já escrevi um texto sobre os zés de Irará. Entre os citados e os não citados no escrito, percebe-se que têm muitos Zés. Mas, outro dia olhando a letra da bela canção a seguir, imaginei que falta um Zé do Caroço.  “Aí quem me dera que fosse Irará!” (veja também…

  • Recorte – Bennett

    * Jornal de Londrina, edição de Quarta-Feira, 08 de Junho de 2011 – Secção Mosaico Pag. 22.

  • Metáforas em canções tentam definir o amor

    O discurso na letra da canção nos faz viajar. Quando os versos rimados são embalados por metáforas então… E quando se busca definição para algo que o ser humano muitas vezes sabe o que é, mas não sabe explicar. Os sentimentos, por exemplo. Canções para falar de amor têm muitas por aí.…

  • Nem só de pão viverá a humanidade

    Imagine uma criança sendo alimentada somente com guloseimas consideradas as mais gostosas por ela. No seu cardápio diário, nada de feijão, arroz, saladas ou qualquer tipo de legume. O almoço, a janta e o café da manha de todos os dias seriam resumidos a doces, pizzas, salgados e refrigerantes. É…

  • João Falcão: personagem da história, agora sai da vida

    Ouvi na rádio A Tarde FM divulgação do local de sepultamento de João Falcão. Fui pesquisar o assunto na rede e encontrei a notícia da Tribuna da Bahia. É sempre com pesar que se toma ciência do desaparecimento físico de personagens como João Falcão. Ainda mais no cenário atual da…

  • O Quarto de Despejo de Carolina Maria

    O amigo Jairo deixou em minhas mãos o livro “Quarto de Despejo – Diário de uma favelada”. Ele pediu que quando terminasse a leitura, levasse o escrito para a biblioteca do Colégio Social, antiga Escolinha Saci. Já estou indo levar. Antes, quero fazer alguns comentários sobre a obra de Carolina…

  • Amendoim de cinco caroços

    Até então eu não saiba, mas agora já me contaram. “Achar um amendoim com cinco caroços é sinal de sorte”. Seria algo como encontrar um trevo de quatro folhas. Pois bem, o amendoim (foto) eu já encontrei…

  • Quarto Escuro – Peça Jeguerê 2011

    Redação e Criação: Roberto Martins. Auxilio Luxuoso do Google Imagens. Cartaz do Jeguerê: Marcilio Cerqueira.