Ano: 2009

  • João Martins em Feira

    João na Exposição Curumins e Passarins. Irará, abril/2009 Em cartaz a exposição “A poesia das coisas” de João Martins na Sala Carlo Barbosa no Cuca em Feira de Santana. A abertura foi na quarta-feira, dia 09/12 e os trabalhos ficam expostos até o dia 31/12. Escrevi um breve perfil de…

  • Moska em Serrinha

    Gelo seco e violão, um flagrante inesperado… Aconteceu entre os dias 02 e 06 de Dezembro mais uma edição da Semana de Cultura de Serrinha. Desta vez o evento contou com maior apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, dirigida pelo amigo Sandro…

  • O passeio de Tom Zé em Irará

    Imagem de Tom Zé no palco da Feira da Mandioca Mais um texto sobre a vinda de Tom Zé a Irará. Desta vez, o escrito relata a ansiedade demonstrada por Tom na hora da passagem de som, o público heterogêneo para o qual o tropicalista tocou na Feira da Mandioca…

  • Não é de hoje que defendemos um show de Tom Zé em Irará…

    o show de Tom Zé foi a relização de uma vontade antiga nossa. Embora, alguém possa ter esquecido, sonhamos com isso desde 1998, dentro do Projeto Verão Ativo. Na época cheguei a telefonar para um mangagão e…. (melhor esquecer) . Em 2008, cheguei sugerir pessoalmente, durante a abertura do Colóquio…

  • A 25 também é tropicalista. Azar das outras

    Tom Zé entre Filarmônica e público Foi na noite de abertura da Feira da Mandioca, o re-encontro entre Tom Zé e a Filarmônica 25 de Dezembro. Tom, quando criança, morou ao lado da Filarmônica e chegou a estudar Sax na Sociedade. . “Essa noite linda, será inesquecível”, disse a professora…

  • Na varanda com Tom Zé

    Um bate papo descontraído com Tom Zé Varanda da casa do amigo Edson Barbosa. Alí, bem à vontade, junto com sua esposa Neusa, está um dos grandes nomes da música no mundo. Tom Zé, iraraense, nosso conterrâneo. A conversa flui amigável. “Estou no Edén”, fala Tom. “Para quem cuida de…

  • A chegada de Tom Zé no Irará para a Feira da Mandioca

    Tom Zé estuda a Chegança Ali está um senhor descendo da van. Parece se atrapalhar com o fio do microfone de lapela, preso á sua camisa. Esquina da rua de baixo (Campos Martins) com o beco ao lado do consultório de Dra. Toteia. Tom Zé pisa o solo iraraense. Em…

  • Primeiro Perfis Artísticos: Apresentamos Tom Zé

    Poluação terá oportunidade de conhecer perfil de diversos artistas Cultura é mais que diversão. Se é assim, não é suficiente só apreciar – ou não – o que é feito pelos artistas. É preciso conhecer o trabalho deles. Até para ter motivo para falar bem ou falar mal. Daí surgiu…

  • O cordelismo de Antônio Barreto

    Antônio Barreto é um cordelista jornalistíco . Barreto é que muitos chamam de um cordelista jornalista. Acontece o fato, ele faz um cordel. Entrevistei Barreto para escrever um perfil dele para a revista Lupa Digital. Em pouco mais de meia hora de conversa foi tanta informação que não caberia no…

  • O “esconderijo” de Antônio Barreto

    Barreto faz pose em meio à sua “bagunça criativa” Um modesto quarto e sala em prédio antigo do centro de Salvador serve de morada ao cordelista Antônio Barreto. Por todo lado estão livros e, claro, cordéis escritos por ele. Seja na mesa do computador na sala, nas paredes ou dependurados…

  • Universo infantil trouxe inspiração a Antônio Barreto

    Barreto e um livro cordel infantil de sua autoria com ilustações de Cedraz O menino Toinho de Mariinha cresceu brincante entre animais e plantas no ambiente bucólico de comunidade rural do sertão onde, apesar da paisagem árida, havia presença de rios. O pano de fundo da cena era uma esplendorosa…

  • Ras Sidney Rocha

    <!– Publiquei o texto “Sidney Rocha: Rastafári, homem bom e nada maluco”, na Revista Lupa. O escrito foi construído baseado em conversas com Sidney, na palestra que ele fez na comunidade da Sucupira e na entrevista concedida a Emanuel Mirdad, publicada no Blog do Jornalista. Leiam!

  • 8. Oito

    Forma da Ampulheta lembra o número oito Outro dia me peguei pensando acerca do número oito. Lembrei da minha infância. Acho que a gráfia daquele algarismo foi a mais divertida de apreender. Recordo de atrapalhar-me um pouco naquele desenho. Minha mãe vinha em meu socorro. Ela me ensinou que se…

  • O pedido agora é Lei

    Quatro anos depois a solicitação foi atendida. Em rota diferente de seu antecessor, o Prefeito, Derivaldo Pinto Cerqueira, sancionou a Lei Municipal Nº 617, de 25 de Junho de 2009. O caput assegura que a referida Lei: “Institui lei de isenção de municipal de impostos de TFF – Taxa de…

  • Memórias de João Falcão; histórias da Bahia

    No sofá de casa, João Falcão exibe novo livro de sua autoria Tive a felicidade de encontrar João Falcão, 89 anos, por três oportunidades. Uma foi quando do lançamento do livro, “Não deixe essa chama se apagar”, no qual ele discorre sobre a história de resistência do Jornal da Bahia,…